
Psicanálise

Estou sempre buscando novas e melhores maneiras de me tornar mais saudável e forte. Esse cuidado começa com um simples passo: entender como é importante escolher o estilo de vida certo para criar uma rotina benéfica para corpo e mente. Estou aqui para ajudar você a trabalhar em prol de seu bem-estar e lembrar como é incrível se sentir na sua melhor versão, todos os dias. Nos atendimentos individuais começa a sua jornada de saúde e bem-estar cuidando do que é realmente importante. Você
Vou te auxiliara nessa jornada para ampliar o seu autoconhecimento, compreender suas angústias, conflitos, pensamentos, ações e ajudar a superar traumas, preocupações, medos e dores emocionais conforme a análise do inconsciente
Assim, trabalhar seus processos mentais com foco no presente e futuro de sua vida, vamos compreender com clareza como você funciona de maneira leve, compreendendo suas emoções e sentimentos, a evoluir seu inconsciente, encontrando respostas para superar suas dores e questões internas.
O que faz uma Psicanalista?
O psicanalista é o profissional que atua no atendimento de pacientes por meio das técnicas psicológicas. Sua principal atribuição é desvendar o inconsciente humano, auxiliando na resolução de traumas, medos e dores.
Para isso, o profissional realiza sessões com a finalidade de investigar a mente de seu paciente, revelando possíveis memórias e sentimentos reprimidos. Nesse sentido, o psicanalista baseia-se na teoria da Psicanálise, desenvolvida por Sigmund Freud, no qual um padrão negativo de ações e sentimentos podem estar relacionados diretamente a um acontecimento passado.
Por meio desta "viagem no tempo" o paciente vai, compreendendo mais de si, alterando sua percepção de realidade e acompanhando seus processos psicológicos com maior clareza.
Ao fim do tratamento, o paciente estará apto para vivenciar os acontecimentos do dia a dia com maior tranquilidade, se desprendendo de traumas, medos e anseios ligados ao seu passado.
Como funcionam as sessões de psicanálise?
Assim como destacado anteriormente, Freud é considerado o "pai" da psicanálise. Deste modo, as principais técnicas usadas durante os encontros derivam de seus ensinamentos. Confia algumas das abordagens:
-
Associação livre: Nesta técnica, o paciente é incentivado a dizer a primeira coisa que vier em sua mente. Para isso, o profissional lê uma lista com diversas palavras e o paciente deve responder com um termo que corresponda a palavra descrita pelo psicanalista. Deste modo, memórias e sentimentos inconscientes podem vir à tona.
-
Interpretação de sonhos: Assim como o nome sugere, o psicanalista pode interpretar os sonhos de seus pacientes de forma que um padrão comportamental seja extraído da abstratividade.
-
Transferência: Esta prática consiste na transferência realizada pelo paciente para que o mesmo possa aplicar seus sentimentos sobre determinada pessoa de seu passado para alguém do presente. O alvo de tal transferência pode ser o próprio psicanalista, que poderá compreender as razões e motivos que estimulam um comportamento negativo do paciente, por exemplo.
-
Interpretação: Além das técnicas já destacadas, o psicanalista pode se atentar a sinais que o paciente indiretamente comunica durante a sessão. A troca de palavras, por exemplo, pode indicar uma determinada visão sobre um sentimento.
Se conectou com esse conteúdo?
Entre em contato e saiba mais